A importância de uma contabilidade regular para o MEI
Ainda que o MEI seja dispensado da obrigação de manter uma contabilidade regular, isso não quer dizer que não haja benefícios em possuí-la. Já que, mesmo sendo extremamente necessária a separação devida das duas pessoas existentes (física e jurídica), bem como de seus patrimônios, ambas possuem vínculo pelo fato da jurídica pertencer à física. E este vínculo pode trazer alguns problemas, pois em algum momento a receita obtida pela empresa vai se dirigir até à pessoa física.
É aí que entra a importância de uma contabilidade regular, já que os recursos que saem do caixa da empresa com destino ao seu proprietário podem ser tratados por este como “isentos” ou “ tributados”, do ponto de vista do imposto de renda.
De forma prática, uma empresa comercial constituída sob a forma de MEI que possua contabilidade regular não possui o custo inicial da contabilidade, contudo, sua parte tributável será expressivamente maior, o que no fim resulta em uma perda significativa de lucros comparando-se à empresa com a contabilidade regular!
Fora isso, existem outras questões a serem considerados, como organização da documentação e informações da empresa, como balanços, DRE, balancetes e declarações de faturamento assinadas por um contador, obtendo, dessa forma, acesso a crédito com maior facilidade, por exemplo.